A música realmente melhora a produtividade no trabalho?

Olá people, tudo belezinha?

A música sempre melhora o humor. Ela é a única razão pela qual consigo terminar alguma tarefa que não tenho muita vontade de fazer (lavar a louça, por exemplo). A música sempre faz com que melhore a minha produtividade no trabalho, principalmente quando estou naquela pressão para entregar algo no prazo. Entretanto, há algumas semanas, quando eu estava tendo esta conversa com um amigo, ele disse que a música o motiva quando está na academia, mas não achava que isso o ajudava enquanto tentava ser produtivo pois acha que a letra da música o distraía, e muitas se encontrava perdido em seus pensamentos. Se para a mim a música e produtividade andam sempre juntas, por que para esse meu amigo ela atrapalha quando ele precisa se concentrar no trabalho?

 

Os efeitos da música na ansiedade e no humor

A música é conhecida por melhorar o humor de cada um. Isto porque o cérebro libera a dopamina, que é responsável pelos sentimentos de prazer e é conhecido por reduzir o estresse e a ansiedade em um indivíduo. Em um estudo recente, foi pedido aos pacientes para consumirem medicamentos para a ansiedade ou a ouvir música. Observou-se que os pacientes que ouviam música sentiam menos ansiedade em comparação com aqueles que tomavam as drogas anti-ansiedade. Assim, pode-se dizer que como a música tem a capacidade de elevar o humor de uma pessoa, ela pode, por sua vez, aumentar a concentração e a produtividade ao tentar completar uma tarefa. Entretanto, a escolha da música pode ser realmente o fator decisivo.

 

tablet com spotify aberto ao fundo

 

Música instrumental ou cantada?

Nos anos 40, o governo britânico introduziu o programa “Music While You Work“, que colocava música animada, cerca de duas vezes por dia, em suas fábricas de produção de munições militares, para aumentar a produtividade dos trabalhadores da fábrica. Foi um imenso sucesso! Os gerentes haviam reportado um aumento de 12-15% na produção por cerca de uma hora após a realização das sessões de música. No entanto, em tempos mais recentes, pesquisas indicaram que a natureza da música também é importante quando usada para incitar a produtividade.

Pesquisas da Applied Acoustics afirmam que a música cantada na verdade diminui a performance mental de um indivíduo no trabalho, enquanto a música clássica tem o efeito oposto e aumenta a produtividade. Ouvir peças para piano de compositores famosos como Beethoven e Mozart, é dito que aumenta a quantidade de ondas cerebrais de banda alfa transmitidas, que dizem estar associadas à memória, consciência e resolução de problemas. Assim, quanto menos vozes ouvimos enquanto trabalhamos, maior será a produtividade.

Esta também pode ser a razão pela qual está se ouvindo mais música clássica nas plataformas de streaming ultimamente. Mesmo para aqueles que não gostam tanto de música clássica, existem outras opções, como as playlists tipo “lofi hip hop radio – batidas para relaxar/estudar” ou “Foco no trabalho”, no qual tenho certeza que a maioria de nós já sintonizou pelo menos uma vez.

 

colaborador feliz ouvindo música no trabalho

 

No entanto, então por que alguns de nós ainda sentimos que temos mais trabalho quando estamos ouvindo uma música com aquela letra que é impossível não cantar? Temos mentido para nós mesmos, ou estamos tentando nos convencer de que a música e produtividade funcionam, e estamos sendo mais produtivos? Em alguns casos, sendo cantada ou instrumental não interfere na  produtividade, desde que não seja aquela música da sua banda favorita. Para isso, basta evitar playlists com as músicas favoritas quando precisar de concentração.

 

Música sempre! 0/

Compartilhe:  

Leia Também